top of page
  • Foto do escritorTHOTEM | AGN GROUP BRASIL

Professores: a importância dos cuidados com a saúde vocal




Os professores são profissionais que, em sua maioria, utilizam a voz como principal instrumento de trabalho. Ela tem o papel de transmitir o conteúdo e a intenção do educador, além de captar e manter a atenção dos alunos. Isso torna a qualidade vocal dos professores, além de uma questão relevante de saúde coletiva, uma ferramenta fundamental para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem.

 


Segundo estudos científicos, os professores são os profissionais mais vulneráveis a desenvolver problemas vocais, e o uso excessivo da voz chega a causar cerca de 18% de seus afastamentos. Em função do uso excessivo da voz, uma grande quantidade de professores tem enfrentado problemas de saúde que afetam a qualidade e a eficiência da comunicação, além de causar desconforto, dor e limitações nas atividades profissionais e pessoais.


Alguns dos sintomas são: dor, tosse, pigarros, rouquidão, inflamação, fadiga vocal, garganta seca, perda de volume vocal etc. Tais incômodos podem reduzir a produtividade e confiança do professor, interferindo diretamente na qualidade e na quantidade do conteúdo repassado.



O uso excessivo da voz chega a causar cerca de 18% dos afastamentos de professores


Alguns fatores estão relacionados ao desempenho vocal do educador, porém certos cuidados podem auxiliar na melhoria da qualidade de vida e na experiência didática.



FATORES DE RISCO

  • Alto índice de ruídos externos e internos

  • Baixa qualidade acústica do ambiente

  • Indisciplina dos estudante

  • Longa jornada de trabalho

  • Ar seco

  • Desidratação das vias aéreas

  • Excesso de substâncias tóxicas



 

CUIDADOS 

  • Realizar exercícios vocais antes e depois das aulas

  • Controlar a intensidade da voz

  • Fazer pausas para descanso

  • Hidratar-se, bebendo água ou fazendo inalações

  • Evitar o consumo de álcool, cafeína, cigarro, etc.

  • Manter uma alimentação saudável

  • Consultar um fonoaudiólogo regularmente

  • Utilizar amplificadores e microfones com Certificação ANATEL




A voz é um recurso fundamental para os professores, que precisa ser observado e cuidado. A saúde vocal dos professores é uma questão de saúde pública, que envolve não apenas os aspectos individuais, mas também os coletivos, sociais e institucionais. Por isso que, dentro dos processos educacionais, deve ser dada a devida importância à saúde vocal dos educadores, desde os próprios professores e gestores, os alunos, os pais e a sociedade em geral, para que sejam garantidas as condições adequadas para o exercício da profissão docente, com respeito, reconhecimento e qualidade de vida.

 

 


 



1.       A voz dos professores: importância e cuidados especiais. https://vivescer.org.br/voz-professores/.

2.       GUIA PRÁTICO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE VOCAL DO PROFESSOR. https://repositorio.fps.edu.br/bitstream/4861/384/1/Guia%20pratico%20Programa%20vocal_Norbia.pdf.

3.       Conheça os cuidados que devem ser tomados com a saúde vocal do professor. https://www.centraldasaude.com.br/blog/conheca-os-cuidados-que-devem-ser-tomados-com-a-saude-vocal-do-professor/.

4.       Cuidados que os professores devem ter com a voz - InfoEscola. https://www.infoescola.com/comunicacao/cuidados-que-os-professores-devem-ter-com-a-voz/.

5.       A voz dos professores: importância e cuidados especiais. https://vivescer.org.br/voz-professores/.

6.       GUIA PRÁTICO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE VOCAL DO PROFESSOR. https://repositorio.fps.edu.br/bitstream/4861/384/1/Guia%20pratico%20Programa%20vocal_Norbia.pdf.

7.       Conheça os cuidados que devem ser tomados com a saúde vocal do professor. https://www.centraldasaude.com.br/blog/conheca-os-cuidados-que-devem-ser-tomados-com-a-saude-vocal-do-professor/.

8.       Cuidados que os professores devem ter com a voz - InfoEscola. https://www.infoescola.com/comunicacao/cuidados-que-os-professores-devem-ter-com-a-voz/.

9.       Distúrbios da voz em docentes: revisão crítica da literatura sobre a prática da vigilância em saúde do trabalhador. https://www.scielo.br/j/jsbf/a/7gtxD8M5cP9rXrjcmQrXdSt/.

10.    Ausência ao trabalho por distúrbio vocal de professores da Educação Básica no Brasil. https://www.scielo.br/j/csp/a/rXYpBK4ZjPZFqHvSV4zVHGS/.






11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page